quarta-feira, 22 de julho de 2009

Máscara/Elmo

Um dos itens mais interessantes do Predador, sua máscara que possui várias funções. Ela serve de proteção em combate, filtro de ar criando uma atmosfera para o usuário e pode ser usada embaixo da água como scuba, essas são as funções da máscara de predadores de nível baixo.


As máscaras dos Predadores de alto nível possuem mais funções além das funções básicas, ele disponibiliza 5 tipos de visão: Infra-vermelho, Ultravioleta, Imagem Termal, Amplificador de luz baixa e a
Densidade da pressão do ar (movimento). A configuração da visão pode ser modificada para Raio-X e Microondas e ainda possui um medidor de Magnetismo e um Contador Geiger
(radiação).

terça-feira, 7 de julho de 2009

Comunicação

O que os filmes dizem:

Durante a caçada, os predadores empregam um silencioso sistema de gestos para se comunicar com os outros.
A linguagem é simples e é usada apenas para mensagens ou idéias simples, bem parecida com as do exército por exemplo.
Os predadores também se comunicam através de sons animalísticos. Variam desde rugidos até berros de fúria. Um asovio pode ser um aviso, raiva ou surpresa; e um pequeno latido pode significar raiva, ofensa ou um comando. A marca registrada do Predador é o rugido, ressoado de dentro da garganta, pode significar prazer ou curiosidade e um som trigêmeo pode significar uma risada.

A cabeça ereta pode significar curiosidade ou cumprimento, mas cabeça e olhos abaixados é um sinal de apresentação. Como mencionado, as mandíbulas são usadas normalmente como linguagem também, as mandíbulas de baixo abertas e abaixadas significam agressão, todas as mandíbulas abertas significam fúria.
O que os quadrinhos e livros dizem:
Os Yautja possuem também um alfabeto complexo e escrito, a tradução não é exata mas é algo que se aproxima-se do significado:

As caçadas

O que os filmes nos dizem:


A cultura dos predadores é baseada na Caçada, enquanto nós humanos fixamos em um local, os predadores nunca ficam em um só lugar. A cultura dele se basea na caçada e na espreita da presa, muito parecida com a mentalidade de um bando, o mais forte e o mais eficiente membro do Clan é o líder. O macho alfa controla as ações do grupo.
Os predadores valorizam outras espécies de predadores como desafios – isto explica porque a preferência por caçar humanos. Como de costume para a passagem para a idade adulta, cada jovem predador macho treinado para a caçada (classe Unblooded) deve caçar e matar sua primeira ‘presa final’ – estas criaturas são conhecidas como Xenomórfios ou Aliens.

Falhar no exame significa morte, enquanto sucesso significa o predador sem sangue (Unblooded) é marcado na testa com o sangue ácido do Alien, fazendo dele um da classe Young Blood. Esta marca significa um sinal de respeito e um sinal de que ele é membro de um certo Clan – cada marque é única a um Clan, e usada somente naquele grupo. Este símbolo pode ser usado para marcar e identificar uma nave do Clan como também para itens cerimoniais, e é normalmente usada para marcar o capacete ou elmo do caçador.

Caçadores que possuem esse título por um certo tempo são conhecidos como caçadores de sangue (Blooded).
Sangue jovens (Young Blood) são cheios de ambições e orgulho uma vez que eles coletaram seu primeiro troféu – o crânio de sua caça.

Embora eles parecem ser seres brutais e impiedosos, o guerreiro Predador é na verdade controlado por um código de éticas. Este código é parecido com o dos humanos guerreiros como os bushido e os cavaleiros que provem bárbares, habilidade marcial e lealdade ao grupo. A maioria dos Predadores não caçam ou atacam uma criatura que ele considera “fraca” ou que não é ameaçadora. Quando o Predador encontra a fêmea de sua presa ou filhote, eles normalmente os poupam, considerando como um ato de desonra de derramar o sangue daqueles que não podem se defender.


A classe de Predador Guerreiro são aqueles que aderem as crenças e códigos. Os Guerreiros se tornam caçadores solo que usam sua alta tecnilogia e viajam o universo para encontrar caças honráveis.
Quando um membro de uma outra espécio demonstra ser honrável, á um tipo de respeito mútuo – mas um Guerreiro considera como um troféu valioso. O Predador da classe Ancião (ELDER) são mais razoáveis. Anciões são grandes Predadores que jamais viveram – tendo sobrevivido a milhares de caçadas – e eles consideram grandes lutadores de outras espécies como se fossem da própria família. Anciões normalmente deixam guerreiros de outra espécies irem embora depois que eles provam que são guerreiros onrados. Isto normalmente acontece se a presa matou um Predador ou lutou ao lado em uma batalha.


O que os quadrinhos e livros dizem:


Houve uma estória de um humano viver em uma comunidade de Yautja. Isto veio de uma luta em que esse humano lutou ao lado de um Yautja Ancião. Quando ele morreu, o humano foi aceito pelo manifesto de um Ancião.
Por outro lado existem os Sangue ruim (Bad Blood) dos Predadores – aqueles que cometeram crimes como assassinato, desonra na caça ou falha. Se descoberto a desonra, e o Yautja fugir ao invés de aceitar a punição, não haverá perdão. A classe Onrada dos Yautja (aqueles que adquiriram mais matanças do que um caçador normal, e são qualificados em diversas maneiras) e os Juízes (Os Yautja que aplicam a lei, principalmente constituído de Anciões) tem permissão de eliminar os marginais. Os Sangue ruim nunca são aceitos de volta e viajem sem rumo. Alguns são perversos, caçam e matam qualquer coisa viva – até mesmo outros Yautja.

domingo, 5 de julho de 2009

O Predador descrito por livros e quadrinhos

Predadores são conhecidos como Yautja pela sua própria língua. Eles também são referenciados como “Hish”, embora isto pode ser um nome de um certo clã (ou até uma raça) de Yautja. A vida de um Yautja pode durar muitas décadas; ás vezes 300 anos. Este longevidade sugere que filhos vivem com suas mães por muito anos, também demoram mais tempo para chegarem a maturidade e se defender por eles mesmos. Filhas provavelmente ficam com suas mães, para eventualmente criarem seus próprios filhos e manter a dominância do clã. Fêmeas devem provavelmente nascerem a cada algumas décadas e devem ser muito especiais com os pais, mas não mantém nenhum laço permanente. Isto levaria a uma certa competição entre os machos.


Machos provavelmente vivem entre outros machos que não são próximos por parte de família. Nesta atmosfera de competição para direitos de procriação, muitos machos nunca procriam. Eles machos frustrados podem se tornar em seus subordinados. Mas os machos que procriam provaram para eles mesmos caçando presas perigosas e a aquisição muitos troféus. Outro bônus é a adimiração pelos seus irmãos de clã – machos caçam por status. Embora a estrutura social dos Yautja não é completamente entendida e eles podem ser uma raça muito civilizada.

O Yautja

A criatura conhecida como Predador é uma criatura bípede humanóide com uma altura de aproximadamente 2.5m de altura, com um peso médio de um macho de 115Kg a 160kg. A maioria de seu volume consiste de puro músculo com pouca gordura, devido o estilo de vida predatório. A cor de sua pele é geralmente um amarelo pastel ou normalmente com pontos pretos, sua cor dos olhos é similar a amarelo ou verde. Na sua cabeça ele tem algo parecido com cabelo humano, lembra longos dreads pretos.


Enquanto o corpo tem uma aparência humanóide, isso não pode ser dito quando falamos de seu rosto. Em seu rosto ele possui 4 mandíbulas que sobre saem, e cercam, um pequena boca com dentes afiados.
Estas mandíbulas são usadas para se comunicar, muito parecido com um cato que usa seu rabo para mostrar o seu humor – além disso o Yautja possui uma língua verbal (consiste de gruídos, cliques e gorjeios), e são capazes de fazerem mímicas e outras línguas.


Biologicamente, Yautjas são muito fortes e mais rápidos do que um humano normal, e possuem reflexos e destreza rápidos. Seu sangue é verde fosforescente que podem conter propriedades que os protegem de sua preza principal (Alien). Suas percepções sensoriais são similares aos dos humanos, mas como podem ver eles gostam de usar equipamentos que aumentam seu nível sensorial. O ambiente, que o predador parece preferir são condições quentes e humidas com uma atmosfera rica em nitrogênio, não há dúvida que é através da evolução de seu planeta de origem.